Image Map

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Adotando um novo bigodudo!

Voltando as atividades do blog. Espero que todos tiveram um ótimo natal e desejo um ótimo ano novo! Já que estamos falando em ano novo, vamos falar de como escolher um novo amiguinho, como apresenta-lo aos outros pets da casa....



“ É curioso que o felino mais bem-sucedido do mundo tenha se adaptado tão bem ao estilo de vida do primata mais bem-sucedido do mundo...”
-Autor Desconhecido


Vamos começar falando sobre a Posse responsável
Não podemos esquecer na hora de adotar um novo animal - seja um gato, cão, hamster, papagaio... – que este é um ser que dependerá de você durante toda a vida. E você é responsável por aquela vida.
É de sua responsabilidade garantir ao seu pet a melhor alimentação possível, limpa-lo, brincar com ele e garantir sua proteção, não só contra parasitas e doenças, mas com relação a qualquer perigo que a sua rotina possa oferecer.
Pode-se lançar mão do Adestramento Felino – falaremos disso mais para frente, mas não se assuste, não é tão difícil como você pode estar pensando – garantindo uma boa relação entre o humano e seu gato.
Mas antes de sair adotando por ai, você tem que ter em mente algumas questões bem esclarecidas:
E será um animal de rua ou com pedigree? Menino ou menina?

 O tipo de criação
Dento de casa?
 Fora de casa?


Além destas questões você precisa prepara o ambiente - mas falamos sobre isto em outro post.

Então, você escolheu seu bigodudo, preparou o ambiente para ele se sentir bem... chegou a hora de apresenta-lo ao resto da família:

Conhecendo o cão da casa
Mais fácil introduzir um gato a um cão, do que a outro gato, geralmente os gatos dominam os cães, que não se importam em obedecer. A maioria dos cães gostam da companhia de gatos!
Primeiro, mantenha os animais separados por uma porta, por exemplo um na sala e outro na cozinha. Até que o bichano se acostume com o cheiro do cão, melhor seria se a porta for de vidro, onde ambos possam se ver e ouvir.
Após este período, segure o cão firmemente pela coleira e deixe o gato se aproximar. Os filhotes felinos agem por instinto dando um tapinha no focinho do cão, o que costuma ser a base para a futura relação. Gatos mais velhos, são mais receosos, mas um sibilo claro põe o cão em seu lugar.
Importante é não deixar os dois sozinhos até ter certeza de que estão bem.

Conhecendo o gato da casa
O gato mais velho na casa, é o dono da casa, e por este motivo não gosta da ideia de dividir seu espaço. Portanto inicie com o mesmo procedimento do cão, mantenha eles em locais separados, mas que seja possível sentir o cheiro um do outro, quando se acostumarem, libere as partes da casa ao gato mais antigo na casa, e só deixe que ele entre no quarto do novo integrante quando este estiver dormindo profundamente.
Não se espante se o gato mais velho, sibilar, rosnar e ficar tenso, a maior parte dos animais ficam nessa exibição e raramente atacam. Comece a alimentá-los no mesmo ambiente, em potes separados e em cantos opostos, a cada dia vá aproximando os potes.
Com o tempo eles irão comer, e cada um seguira a sua rotina, chagando a dormir juntos, brincar... ou se tolerarem.

Conhecendo outros animais
Primeiro de tudo garanta a segurança de hamsters, peixes, etc., se for um filhote é difícil que ele queira caçar quando adulto.

Gatos adultos tendem a ficar interessados a caçar, por este motivo mantenha os pequenos em lugar seguro enquanto o gato conhece, e não os deixe sozinhos, sem ter certeza que o gato não vai querer brincar com o amiguinho.

Até a próxima! 

0 Comments:

Postar um comentário