Image Map

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Raça: Exótico

Pois é, parece estranho ter uma raça chamada "Exótico"... até vou contar um segredo para vocês.
Vocês sabem o quanto é dificil doar um animal Sem Raça Definida (SRD) né? E sabem também que quando vocês dizem que tem um york, maltês, peersa, siamês, ou seja, um animal de raça, até a pessoa que disse que não tinha espaço em casa, subitamente a casa dela duplica e tem espaço...
Alguns amiguinhos de quatro patas, quando a pessoa pedia "Que raça é essa?" eu prontamente respondia "Exótica!"

hahahah

Incrivelmente e tristemente funcionava... é chato você ver que tem pessoas tão fúteis nesse mundo..

Bom, voltando a falar da Raça Exótica



Data e local de origem: Anos 1960, E.U.A.
Ascendência: Persa, American Shorthair
Tamanho/Peso: 30cm, 3,5 – 7 kg
Pelo: Curto
Cores e Padrões: Todas as cores sólidas, tartaruga, e bicolores em padrão sólido, fumaça, prateado e preto nas pontas e tabby clássico.
Associações que reconhecem a Raça: GCCF, FIFé, CFA, TICA


História

O exótico é um cruzamento que deu errado, pois os criadores queriam um gato com porte do American Shorthair mas, com os olhos verdes e pelagem de um Persa prateado, porém obtiveram um persa de pelo curto. Os criadores queriam dar o nome da raça de “Streling”, nome que também seria dos Persas prateados, porém com os cruzamentos, mais cores surgiram. Esses cruzamentos foram com gatos das raças: Persa, American Shorthair, British Shorthair, Burmese e Russian Blue.
Uma raça considerada nova, que de início houve uma resistência na aceitação desta raça, sendo que hoje é aceita pelas principais associações além de ser uma das raças mais procuradas na Europa e América do Norte, ocupa o quarto lugar na lista dos gatos mais queridos, mesmo com seu alto valor de mercado, que varia de $ 1.000,00 à $ 3.000,00.

Físico e Temperamento

O rosto é achatado, é pode predispor o bichano a ter problemas respiratórios, como o Persas. Esta raça também tem predisposição a ter rim policístico, também desenvolvem problema no canal lacrimal, pois a lagrima não é bem drenada pelo nariz, ficando acumuladas no rosto e quando exposta ao ar, ficam da cor castanho-escuro, tornando-se um problema estéticos para seus donos.  
O pelo é suave e felpudo, sendo mais longo e grosso do que outras raças de pelo curto, ficando lindo quando escovado com frequência, 2 a 3 vezes por semana. O gene do pelo longo é recessivo, então é possível que alguns descendentes desta raça tenham pelo comprido.


Pela sua pelagem, rosto achatado, físico robusto e arredondado, algumas pessoas acham ele parecido com um urso, aumentando sua popularidade. Costuma ter voz suave e baixa, é mais ativo que o Persa, mas continua sendo dócil e contido como se primo.

São brincalhões e adoram a companhia do dono, mas fica bem quando está sozinho, pois uma bolinha de papel já é capaz de entretê-lo por horas, além de dormir bastante e que gato não dorme bastante?. É uma boa opção para quem tem crianças e/ou outros animais, pois é muito paciente, pacifico e inteligente. Não é muito manhoso. São afetuosos, gostam de ir colo do seu dono, além disso eles escolhem o seu dono.


Curiosidades

Ao contrário de outras raças, os machos tendem a ser mais dóceis que as fêmeas. Além disso, são bons com as visitas, pois são bem sociáveis. Atingem a maturidade mais tarde que outras raças, a fêmea pode ciclar com 14 meses.







Referências

Guia Ilustrado Zahar - Gatos. Fogie B., Editora Zahar
Fotos: Google.com

0 Comments:

Postar um comentário