Image Map

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Raças: Cores e Pelagem

Antes de começarmos a falar de raças, vou apresentar para você os tipos de cores e pelagens que as diversas raças apresentam. Por que sim, existe várias raças (são mais de 100 !) e não só o persa e siamês... hehe

Existe raças "naturais", raças únicas de um determinado país ou foram selecionadas pelo ser humano. As raças são diferenciadas sobre tudo pelo formato do rosto e do corpo.
Desde os  primórdios, os pelo dos gatos tinham faixas escuras e claros, no padrão chamado de agouti/tabby (o nosso tigradinho)e os de uma cor só, são chamados de sólidos. Para um gato ter uma pelagem de cor sólida, ele deve ter em sua genética dois genes não agouti, pois o gene que determina o padrão sólido é recessivo.
O gene de cor sólida densa é chamado de "D", e expressa as  cores: preto, chocolate, canela e vermelho. E o as cores mais "diluídos", como o azul, lilás, castanho-claro ou creme, são representadas pelo "d".


Você sabia que a cor Vermelha ou Laranja estão ligados ao sexo do animal?
O gene "O" da cor vermelha/laranja esta no cromossomo X, que determina o sexo dos animais. Se for dominante o gene gera um animal de cor vermelha, se for recessivo o gato será de outra cor.



Cores

Padrões de Pelagem




Agora que sabemos um pouco mais sobre as cores e pelagens, vamos conhecer as mais  de 100 raças de gatos?
Nos próximos vou apresentar várias raças de bigodudos para vocês, falar da origem, faixa de peso, cores e padrões que podemos encontrar, um pouco da história da raça e seu temperamento.

Fotos retiradas do google.

2 Comments:

Nice e Ana, temperado com carinho... said...

Que lindos, muito fofos, adorei !!!, bjs e bom fds, Ana ;)...

Nice e Ana, temperado com carinho... said...

Que lindos, muito fofos, adorei !!!, bjs e bom fds, Ana ;)...

Postar um comentário