Image Map

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Você sabe como é a história do gato de hoje?

Todos os bichanos são da mesma família, os felídeos, os pesquisadores dividem opiniões, há aqueles que os dividem em 23 grupos, e outros dividem em apenas 2 grupos:






Panthera: Felinos grandes e que rugem. Como o leão, o tigre, o leopardo, a onça....

Felis: Os pequenos e que não rugem, aì que estão os nossos bigodudos, eles podem não rugir, mas fazem um belo fuuu





A mais ou menos 5 mil anos atrás, recente de acordo com os cientistas, já que o cão foi domesticado a 50 mil anos. O Felis silvestris lybica, o Gato Africano, foi morar perto da civilização egipciana, pois os humanos tinham celeiros e silos de comida, e nesses locais sempre a roedores e grãos, então foram ficando por perto. 
Para os humanos era bom, pois os gatos foram muito efetivos no controle de pragas, e o gato tinha alimento garantido.

Com o passar do tempo, a relação dos bichanos com o ser humano aumento, tanto que no Egito, os gatos eram apreciados e respeitados como divindades, eram tratados como seres humanos e quando morriam, eram sepultados da mesma forma que seu dono.
Com essa amizade, os comerciantes egipcianos levaram os gatos para a Itália, e em 2 mil eles se espalharam pela Europa e Oeste Asiático.




Porém os nossos amigos de quatro patas nem sempre foram adorados como no Egito, prova disso é o período da Santa Inquisição, na Idade Média, onde a Igreja associou a imagem do gato preto as bruxas e coisa do mal. 

Coitados dos gatos pretos, que culpa que eles tem...



Só no ultimo século é que eles ganharam o mundo, estando presentes em todos os continentes e nas maiores ilhas, com exceção da Antártida. Hoje existe cerca de 600 milhões de gatos domésticos pelo mundo.
Da pra imaginar tanto gato assim?? E pensar que existe tantos deles precisando de um lar...



Referencias 
A Evolução dos Gatos. Stephen J. O`Brien e Warren E. Johnson. Scientific American Brasil .
Guia Ilustrado Zahar - Gatos. Fogie B., Editora Zahar
A Evolução dos Gatos.  Portal da Educação


0 Comments:

Postar um comentário